Infelizmente, o número de animais sem donos que vagam pelas ruas não para de crescer. Estima-se que 2,5 milhões de cães e gatos em todo o Brasil passam fome, frio e sofrem maus-tratos. O abandono, além de causar grande sofrimento ao bicho, é um ato criminoso previsto por lei. Também traz diversas consequências, como reprodução desenfreada, aumento dos gastos públicos na tentativa de controle populacional e proliferação de zoonoses.
Para resolver essa realidade, além da realização periódica de campanha de castração,a adoção responsável é uma ótima medida. Ao optar por não comprar um animal e sim adotar, você ajuda a diminuir o crescimento
desse triste quadro, além de ganhar um novo melhor amigo.
'' Eu tenho quatro(4) cachorrinhas que foram adotadas da rua: Mel, Marie, Cher, Madonna. Trabalho como
protetora(VOLUNTÁRIA) de animais, vários foram os resgates que realizei. Todos os animais que recolhi foram abandonados e vítimas de maus-tratos. Resgatei, cuidei, vacinei, castrei e somente depois foram para adoção. Sempre utilizei os meus próprios recursos para realizar esse trabalho que para mim é uma missão de vida. Descobri que o amor que eles me dão é muito maior de que qualquer ação que possa fazer por eles. Desenvolver a generosidade e solidariedade me faz bem, eu me sinto uma pessoa melhor'' , conta IVETE IDROZDOWSKI, gerente de Recursos Humanos e voluntária do Projeto CEL ( Casa, Esperança e Liberdade para Animais Carentes) e da Associação para o Bem-Estar Animal (ABEAC)
Mas antes de adotar um animal, é importante ter em mente que a posse deve ser responsável. O animal precisará de cuidados constantes ao longo de muitos anos, o que acarreta também em custos. '' Um cão ou gato não são brinquedos, eles sentem dor, frio, fome, medo. Ser responsável e consciente é fundamental, pois esse ser totalmente dependente fará parte da sua vida, aproximadamente nos próximos 15 anos. Mas, em troca, recebem-se muito amor, lambidas, carinho e a certeza de que adotou seu melhor amigo. Quando adoto, tenho certeza de que minha atitude é consciente e coerente, pois estou salvando uma vida. O amor incondicional que recebo é inexplicável, pois um cão é o único ser vivo capaz de me amar mais do que a própria vida'' Finaliza Ivete.
PROTETORES DOS ANIMAIS.
Preocupados com a situação dos animais abandonados, muitas pessoas uniram forças para criar diferentes
ONGs (Organização Não Governamental) e associações que buscam ajudar os bichos que não tem um lar. Para isso, resgatam os animais, castram e os hospedam em abrigos provisórios até que sejam adotados. Tudo isso sem nenhum fim lucrativo. Todas vivem de doações, colaboração de veterinários que não medem esforços para oferecer aos bichos abandonados uma nova oportunidade de vida.
Revista: Ponto de encontro pág. 24, 25.
@Larissa__lima